No ano letivo de 2024/2025, a avaliação externa dos alunos do ensino básico e secundário continua a ser organizada pelo IAVE, I.P., de acordo com a legislação em vigor. Este ano traz novidades importantes, sobretudo com a introdução das Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA).
Substituem as antigas provas de aferição com novo foco na monitorização das aprendizagens, sem atribuição de nota final.
Mantêm-se os modelos de avaliação para conclusão de ciclo e acesso ao ensino superior.
Todas as provas seguem dois grandes referenciais:
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) define as competências que os alunos devem desenvolver ao longo do seu percurso escolar.
As Aprendizagens Essenciais, definidas nacionalmente para cada disciplina, estabelecem os conhecimentos e capacidades fundamentais a adquirir pelos alunos.
As provas são compostas por itens de diferentes níveis de dificuldade:
Memorização e repetição de conhecimentos básicos.
Compreensão e aplicação em situações habituais.
Raciocínio, criação e resolução de problemas complexos.
Há regras de equilíbrio na pontuação dos itens: por exemplo, se o item com menor valor tiver 6 pontos, o item mais valioso não pode ultrapassar 12 pontos. Itens de produção escrita ou oral podem ter regras de cotação próprias.
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