A conceção das provas de avaliação externa para o ano letivo de 2020/2021 é da responsabilidade
do IAVE, I.P. (doravante IAVE), de acordo com a legislação em vigor e com a Carta de Solicitação n.º 1/2020, de 23 de julho (consultar aqui). O presente documento divulga informação relativa às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário nas modalidades de:
a) Provas de aferição;
b) Provas finais de ciclo;
c) Exames finais nacionais.
O presente documento inclui as informações transversais a todas as provas atrás referidas, que
constituem o enquadramento geral presidindo à sua conceção. Apresenta, também, a indicação dos referenciais curriculares de base, bem como informação sobre as opções relativas à conceção e à elaboração destas provas, no que respeita, nomeadamente, aos níveis de complexidade cognitiva e à cotação dos itens.
O acesso às informações específicas sobre cada prova será feito através de hiperligações na segunda parte deste documento.
Constituem exceção a esta regra, por exemplo, itens que avaliam a produção escrita e oral, nas disciplinas de língua estrangeira, ou o item de escrita, nas provas de Português. Nestes casos, estamos perante itens com uma especificidade própria no que se refere ao objeto de avaliação e aos níveis de complexidade cognitiva requeridos. A cotação destes itens é distribuída pelos parâmetros (ou categorias de análise) em avaliação. Por exemplo, no exame final nacional de Português (639) de 2020, a cotação dos itens estava compreendida entre 8 e 13 pontos. Ao item do Grupo III (produção de um texto) foram atribuídos 44 pontos, distribuídos por 3 parâmetros distintos, cada um com 8 pontos (24 pontos), e por aspetos de correção linguística (20 pontos).
Nas provas finais de ciclo e nos exames finais nacionais a aplicar em 2021, à semelhança do que aconteceu em 2020 para os exames finais nacionais, haverá, em cada prova, um conjunto de itens cuja resposta é obrigatoriamente contabilizada para a classificação final. Trata-se de itens que incidem, por exemplo, em competências e conhecimentos desenvolvidos e consolidados ao longo do percurso escolar ou na informação facultada pelos suportes associados ao item. As pontuações obtidas nas respostas a estes itens são consideradas, obrigatoriamente, para a respetiva classificação final.
Os alunos poderão responder a todos os restantes itens de cada prova, sendo contabilizadas para a classificação final as respostas aos itens em que os alunos obtenham melhor pontuação, num número a estabelecer de acordo com a especificidade de cada prova e a divulgar oportunamente. Por exemplo, numa prova composta por 20 itens, 14 itens poderão ser obrigatoriamente contabilizados para a classificação final; dos 6 itens restantes, todos poderão ser respondidos pelos alunos, mas apenas serão considerados para a classificação final da prova os 3 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação relativamente à cotação total do item.
Nas provas finais de ciclo, a pontuação total é de 100 pontos, sendo de 200 pontos nos exames finais nacionais.
Provas de Aferição – 2.º, 5.º e 8.º anos
2.º ano (25, 26, 27 e 28) 5.º ano (51, 52 e 55) 8.º ano (81 e 86)
Provas finais de ciclo – 9.º ano
Matemática 9.º ano (92) Português Língua Não Materna (93 e 94)
Português 9.º ano (91) Português Língua Segunda (95)
Provas de exame final nacional do Ensino Secundário – 11.º ou 12.º anos
Biologia e Geologia (702) Latim A (732)
Desenho A (706) Línguas Estrangeiras (501, 517, 547, 550, 847 e 848)
Economia A (712) Literatura Portuguesa (734)
Filosofia (714) Matemática A (635)
Física e Química A (715) Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835)
Geografia A (719) Matemática B (735)
Geometria Descritiva A (708) Português (639)
História A e História B (623 e 723) Português Língua Não Materna (839)
História da Cultura e das Artes (724) Português Língua Segunda (138)
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