Movimento Circular e Gravitação: Exame de Física/Química A 11º Ano (2008)

Analise e classifique afirmações sobre a órbita do Módulo de Comando (MC) na missão Apollo 11 (Gravitação e MCU).

Física e Química AExame Nacional11º anoMovimento Circular UniformeGravitaçãoÓrbitaTrabalhoVelocidade angularPeríodoApollo 11
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Física e Química A (715)

Ano: 2008

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 2.2

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (2.2)
Enquanto os astronautas N.
Armstrong e E.
Aldrin, da missão Apollo 11, recolhiam amostras na superfície lunar, o seu colega M.
Collins permanecia no Módulo de Comando (MC), em órbita à volta da Lua (L), como representado na figura 1 (a figura não está representada à escala).
Considere que o Módulo de Comando (MC) descreveu, com um período de 2,0 h, diversas órbitas circulares, de raio 1,9 × 10⁶ m, sujeito apenas à força gravítica exercida pela Lua.
Relativamente à situação descrita, classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes.
(A) O MC descreveu cada volta completa em 7,2 × 10³ s.
(B) A velocidade linear do MC manteve-se constante.
(C) Em 2,0h o MC percorreu uma distância de 1,9 × 10⁶ m.
(D) O trabalho realizado pela resultante das forças aplicadas no MC foi nulo.
(E) O produto do módulo da velocidade angular do MC pelo período do seu movimento é independente do raio da órbita.
(F) O módulo da velocidade linear do MC depende da sua massa.
(G) O módulo da velocidade angular do MC foi 8,7 × 10⁻⁴ rad s⁻¹.
(H) O valor da energia cinética do MC variou ao longo da órbita.
Critério de Classificação
Versão 1: Verdadeiras – (A), (D), (E), (G); Falsas – (B), (C), (F), (H) Versão 2: Verdadeiras – (B), (F), (G), (H); Falsas – (A), (C), (D), (E)
Número de afirmações assinaladas correctamente Classificação (pontos)
7 ou 8 10
5 ou 6 7
3 ou 4 3
0 ou 1 ou 2 0
Matéria Associada
Leis de Kepler; Movimento Circular Uniforme; Força Gravítica; Trabalho e Energia
Resumo Pedagógico
Treina a análise de características de um movimento circular orbital sob a ação da gravidade, incluindo período, velocidade e trabalho realizado.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo