Evolução do Estado Novo (1930-1950): História A 12º Ano Exame 2009

Analise a evolução do Estado Novo (décadas de 30 a 50) no quadro internacional, abordando o modelo político, a abertura dos anos 40 e a política externa do regime.

Estado NovoSalazarismoHistória A12º AnoExame Nacional 2009Regimes TotalitáriosContexto InternacionalSegunda Guerra MundialNATOONUAbertura PolíticaDécadas 30 50
Informações do Exame

Ano Escolar: 12º Ano

Disciplina: História A (623)

Ano: 2009

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 4

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (4)
Desenvolva o seguinte tema:
Evolução do Estado Novo, no quadro internacional, nas décadas de 30 a 50 do século XX.
A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, três aspectos de cada um dos seguintes tópicos de desenvolvimento:

• modelo político do Estado Novo, no contexto dos regimes totalitários da Europa;
• limites e contradições da «abertura política» do regime, na segunda metade da década de 40;
• política externa do Estado Novo, nos anos 40 e 50 do século XX.
Deve integrar na resposta, além dos seus conhecimentos, os dados disponíveis nos documentos 1 a 5.
Critério de Classificação
Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina Descritores do nível de desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa Níveis* 1 Níveis* 2 Níveis* 3
Níveis 5 • Desenvolvimento do tema «Evolução do Estado Novo, no quadro internacional, nas décadas de 30 a 50 do século XX», abordando três dos aspectos a seguir referidos para cada um dos três tópicos de orientação da resposta e integrando, de forma oportuna, o contributo dos documentos: Modelo político do Estado Novo, no contexto dos regimes totalitários da Europa - inspiração no regime italiano e nas suas principais características; - adopção de um projecto totalitário (doc. 1); - carácter conservador e tradicionalista (docs. 1 e 3); - aparelho repressivo do Estado - PVDE / PIDE, censura, prisões políticas (docs. 2 e 5); - enquadramento das massas, através de diversas instituições e processos, designadamente do SPN (doc. 3). Limites e contradições da «abertura política» do regime, na segunda metade da década de 40 - regozijo popular pela vitória das democracias na guerra; - optimismo da oposição quanto à abertura democrática do regime (doc. 5); - democratização aparente do regime: revisão da Constituição, convocação de eleições (legislativas de 45 e presidenciais de 49); - criação do MUD e afirmação da oposição democrática; - manutenção do regime autoritário e repressão política (docs. 2 e 5). Política externa do Estado Novo, nos anos 40 e 50 do século XX - neutralidade de Portugal na Segunda Guerra Mundial, apesar da simpatia pelas potências do Eixo (doc. 5) e da colaboração pontual com os Aliados; - pedido de adesão à ONU, no imediato pós-guerra, e subsequente recusa (docs. 4 e 5); - membro fundador da NATO, em 1949, no contexto da guerra fria; - entrada na ONU (1955); - contestação internacional à manutenção de um regime autoritário e colonial. 45 48 50
• Utilização adequada e sistemática da terminologia específica da disciplina.
Níveis 4 Nível intercalar 35 38 40
Níveis 3 • Desenvolvimento do tema «Evolução do Estado Novo, no quadro internacional, nas décadas de 30 a 50 do século XX», abordando três aspectos de cada um de dois dos tópicos de orientação da resposta ou dois aspectos de cada um dos tópicos referidos no nível 5, integrando o contributo dos documentos. 25 28 30
• Utilização adequada da terminologia específica da disciplina.
Níveis 2 Nível intercalar 15 18 20
Níveis 1 • Apresentação genérica de aspectos referidos no nível 5, com incipiente exploração dos documentos. 5 8 10
• Utilização pouco rigorosa da terminologia específica da disciplina.
* Descritores apresentados nos critérios gerais.
Matéria Associada
Estado Novo; Salazarismo; Totalitarismo; Portugal e a II Guerra Mundial; Guerra Fria; Política Externa Portuguesa; Oposição ao Estado Novo
Resumo Pedagógico
Treine a análise da evolução política e externa do Estado Novo (1930-1950), comparando-o com os regimes totalitários e estudando o seu papel na Guerra Fria.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo