Problema dos Rublos e Lembranças | Matemática 9º ano | Exame 2009

Resolve este problema de matemática do 9º ano (exame 2009). Calcula o preço máximo de lembranças para vários amigos com um orçamento fixo.

matemática 9o anoexame nacional 2009problemas de matemáticaproporcionalidade inversaresolução de problemascálculodivisãoorçamento
Informações do Exame

Ano Escolar: 9º Ano

Disciplina: Matemática

Ano: 2009

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 6

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (6)
Em Moscovo, a Susana guardou alguns rublos, moeda russa, para comprar lembranças para os amigos.
Decidiu que as lembranças teriam todas o mesmo preço.
Verificou que o dinheiro que guardou chegava exactamente para comprar uma lembrança de 35 rublos para cada um de 18 amigos, mas ela queria comprar lembranças para 21 amigos.
Qual o valor máximo que poderia pagar por cada lembrança, com o dinheiro que tinha? Mostra como chegaste à tua resposta.
Critério de Classificação
A classificação deve ser atribuída de acordo com os seguintes níveis de desempenho: Apresenta uma estratégia apropriada de resolução do problema e responde 30 ou 30 rublos 5 Apresenta uma estratégia apropriada de resolução do problema, mas não a completa, ou completa-a incorrectamente 3 Exemplo 1: 35 x 18 = 630 Exemplo 2: 35 × 21 ≈ 41 18 Responde 30 ou 30 rublos, sem apresentar a estratégia 1 Dá outra resposta 0
Matéria Associada
Números e Operações; Resolução de Problemas; Proporcionalidade Inversa
Resumo Pedagógico
Neste exercício, vais treinar a resolução de problemas que envolvem o cálculo de um valor total e a sua posterior divisão por um novo número de partes.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo