Cinemática: Gráfico Posição-Tempo em Plano Inclinado (Física/Química A 11º Ano 2013)

Analisa a subida de uma bola num plano inclinado usando a equação da posição x(t) e desenha o gráfico x vs t.

plano inclinadocinemáticagráfico posição tempomovimento retilíneofunção horáriaexame nacional 2013
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Física e Química A (715)

Ano: 2013

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 3.3

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (3.3)
A Figura 3 representa um plano inclinado, no topo do qual se colocou um sensor de movimento, S.
Uma pequena bola foi lançada de modo a subir o plano, segundo uma trajetória retilínea com a direção do eixo Ox do referencial unidimensional representado na figura.
Admita que a bola pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
A partir dos dados adquiridos com o sensor de movimento, concluiu-se que, durante a subida, a componente escalar, segundo o eixo Ox, da posição, x, da bola sobre o plano variava com o tempo, t, de acordo com a equação x = 1,5t² – 2,4t + 2,0 (SI) Apresente o gráfico da componente escalar da posição, x, da bola em função do tempo, t, desde o instante em que a bola foi lançada (t = 0 s) até ao instante em que, sobre o plano, a bola inverteu o sentido do movimento.
Utilize a calculadora gráfica.
Na sua resposta, deve reproduzir o gráfico obtido com a calculadora, no intervalo de tempo considerado, indicando no gráfico:

• as grandezas representadas e as respetivas unidades;
• as coordenadas dos pontos que correspondem ao instante em que a bola foi lançada e ao instante em que, sobre o plano, a bola inverteu o sentido do movimento.
Critério de Classificação
Na resposta, é reproduzido o gráfico obtido com a calculadora, com indicação, no gráfico, das:
  • grandezas representadas (ver notas 1 e 2) - 4 pontos
  • unidades em que estão expressas as grandezas representadas .... (1 + 1) - 2 pontos
  • coordenadas do ponto que corresponde ao instante em que a bola foi lançada - 2 pontos
  • coordenadas do ponto que corresponde ao instante em que, sobre o plano, a bola inverteu o sentido do movimento - 2 pontos
Notas: 1. Se o examinando não indicar corretamente as grandezas representadas, esta etapa não é considerada para efeito de classificação. 2. Se o examinando apresentar um gráfico que não corresponda ao intervalo de tempo considerado, ou se apresentar um gráfico no qual esse intervalo de tempo não se encontre definido, a pontuação a atribuir nesta etapa deverá ser desvalorizada em dois pontos.
Matéria Associada
Cinemática do Movimento; Movimento Retilíneo; Representação Gráfica
Resumo Pedagógico
Praticar a representação gráfica da posição em função do tempo (x vs t) a partir de uma equação horária e determinar o instante de inversão do movimento.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo