Exame Latim A (11º Ano) 2013: Educação Romana - Análise Gradações e Matérias

Análise da pergunta do Exame Nacional de Latim A 2013 sobre a educação e o ensino em Roma: graus, professores e matérias.

Latim AExames NacionaisEducação RomanaEnsino RomanoLitteratorGrammaticusRhetorExame 2013
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Latim A (732)

Ano: 2013

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 12

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (12)
GRUPO V:
«A influência do ensino foi certamente um dos fatores que mais contribuíram para estabilizar e conservar o espírito romano tradicional.
» Pierre Grimal, A Civilização Romana, Lisboa, Edições 70, 1988, p.
76.
Desenvolva, a partir da citação acima apresentada, o tema «A Educação e o Ensino», considerando os tópicos seguintes:

• os três graus de ensino e respetivos professores;
• matérias de ensino em cada grau.
Critério de Classificação
• Desenvolvimento do tema «A Educação e o Ensino». A resposta do examinando é classificada de acordo com os valores constantes do quadro, não havendo lugar a classificações intermédias.
Descritores do nível de desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa Níveis*Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina123
5Desenvolvimento claro e completo dos dois tópicos requeridos.323435
4NÍVEL INTERCALAR252728
3Desenvolvimento, de modo incompleto, dos dois tópicos requeridos, referindo-se a dois aspetos de cada. OU Desenvolvimento, de modo completo, de apenas um dos tópicos requeridos.182021
2NÍVEL INTERCALAR111314
1Desenvolvimento, de modo muito incompleto, dos dois tópicos requeridos, referindo-se a um aspeto de cada. OU Desenvolvimento, de modo incompleto, de apenas um dos tópicos requeridos, referindo-se a dois dos seus aspetos.467
* Descritores apresentados nos Critérios Gerais de Classificação. ** No caso de, ponderados todos os dados contidos nos descritores, permanecerem dúvidas quanto ao nível a atribuir, deve optar-se pelo mais elevado de entre os dois tidos em consideração. No caso de a resposta não atingir o nível 1 de desempenho no domínio específico da disciplina, a classificação a atribuir é zero pontos. Neste caso, não é classificado o desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa. Os níveis 2 e 4, que não se encontram descritos, são níveis intercalares que visam contemplar respostas que não se enquadrem em nenhum de dois níveis descritos consecutivos. Cenário de resposta: Os três graus de ensino e respetivos professores: • ensino a cargo do litterator/ludi magister. crianças dos 7 aos 11/12 anos; na escola pública ou em casa, com um professor particular (nas famílias mais abastadas); paedagogus (escravo, geralmente grego, que acompanhava o aluno à escola e o ajudava nos estudos); disciplina rigorosa e aplicação de castigos corporais (com a ferula ou o uerber). • ensino a cargo do grammaticus: crianças a partir dos 11/12 e até cerca dos 15 anos; alunos de famílias ricas; poucas raparigas (cuja educação podia continuar em casa). • ensino a cargo do rhetor (professor de retórica): alunos a partir dos 15 anos; jovens de famílias abastadas; formação complementar fora de Itália (Atenas, Rodes,...). Matérias de ensino em cada grau: • ensino da leitura, da escrita e do cálculo (litterator/ludi magister); • aprofundamento do estudo do latim e estudo do grego, através da leitura, comentário e memorização de textos de autores clássicos (Homero, Cícero, Vergílio,...); estudo de geografia, astronomia, história, entre outras matérias, a propósito da explicação dos textos (grammaticus); • ensino da oratória (arte de bem falar) com vista à atividade pública (rhetor).
Matéria Associada
Educação Romana; Graus de Ensino; Professores de Latim; Matérias Escolares Romanas
Resumo Pedagógico
Estudo dos três graus de ensino na Roma Antiga, respetivos professores (litterator, grammaticus, rhetor) e as matérias lecionadas em cada nível.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo