Português 12.º Ano 2013 (1ª Fase): Conjugar Verbos no Diálogo

Exercício de Português 739 (Exame Nacional 2013): Domine a conjugação verbal correta em contextos de diálogo (modalidade e tempo verbal).

Português Língua Não MaternaExame Nacional201312.º AnoConjugação VerbalConcordância VerbalDiálogoGramática Português
Informações do Exame

Ano Escolar: 12º Ano

Disciplina: Português Língua Não Materna (739)

Ano: 2013

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 13.1

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (13.1)
Completa corretamente cada frase do diálogo com uma das três opções apresentadas entre parênteses.
O Sérgio e os amigos vão fazer uma viagem pela Ásia.
Para não terem problemas de saúde, vão à consulta do viajante, no hospital da cidade onde vivem.
SÉRGIO - Bom dia, Sr.
Doutor.
MÉDICO - Bom dia.
Em que [escolha] ajudá-los? (posso/pode/podes)
SÉRGIO - Vamos viajar pela Ásia e [escolha] saber que cuidados devemos ter antes de partirmos e durante a viagem.
(quer/querem/queremos)
MÉDICO – Depende dos países que [escolha] visitar.
Mas, no geral, devem tomar vacinas antes da viagem.
(foram/vão/vou)
SÉRGIO - E durante a viagem? O que nos aconselha?
MÉDICO - Aconselho-vos que [escolha] cuidado com a água, com as saladas e com as picadas dos mosquitos.
Levem também os medicamentos que vos vou receitar.
(tenham/tenho/tiveram)
SÉRGIO - Muito obrigado!
Em que (posso/pode/podes) ajudá-los?
Critério de Classificação
Completa corretamente a frase com a opção correta: posso. (Para efeitos de pontuação, esta resposta vale 2 pontos se todas as 4 frases do Item 4 do Grupo II forem respondidas corretamente, totalizando 8 pontos).
Matéria Associada
Conjugação Verbal; Modo Indicativo; Concordância Pessoa-Número
Resumo Pedagógico
Treino intensivo na escolha da forma verbal correta (concordância e tempo) para completar frases em um diálogo formal.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo