Filosofia 11.º Ano Exame 2014 (2.ª Fase): Prazeres e Felicidade em Mill

Análise da perspetiva de John Stuart Mill sobre a felicidade e a distinção entre prazeres superiores e inferiores (Exame 2014).

FilosofiaJohn Stuart MillUtilitarismoFelicidadeTipos de Prazer11.º AnoExame Nacional 20142.ª Fase
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Filosofia (714)

Ano: 2014

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 16

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (16)
2.
Leia o texto seguinte.
É perfeitamente compatível com o princípio de utilidade reconhecer que alguns tipos de prazer são mais desejáveis do que outros [.
.
.
].
É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; é melhor ser um Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito.
E se o tolo ou o porco têm uma opinião diferente, é porque só conhecem o seu próprio lado da questão.
A outra parte da comparação conhece ambos os lados.
J.
S.
Mill, Utilitarismo, Lisboa, Gradiva, 2005, pp.
52-54 (adaptado)
Caracterize, a partir do texto, a perspetiva de Mill sobre a felicidade.
Critério de Classificação
Níveis de Desempenho no domínio específico da disciplinaDescritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplinaNíveis de Desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa (Níveis*)Pontuação
5Caracteriza, com clareza e correção, a perspetiva de Mill sobre a felicidade, distinguindo os tipos de prazer. Integra adequadamente a informação do texto. Estrutura adequadamente os conteúdos relevantes.1 (23), 2 (24), 3 (25)25
4NÍVEL INTERCALAR1 (18), 2 (19), 3 (20)20
3Caracteriza, com imprecisões, a perspetiva de Mill sobre a felicidade, referindo os tipos de prazer. Apresenta a resposta com falhas na seleção e na estruturação dos conteúdos relevantes.1 (13), 2 (14), 3 (15)15
2NÍVEL INTERCALAR1 (8), 2 (9), 3 (10)10
1Refere corretamente aspetos da ética de Mill, recorrendo à noção de felicidade, mas não caracteriza a perspetiva de Mill sobre a felicidade. Apresenta conteúdos irrelevantes e incorretos, que não contradizem os conteúdos relevantes e corretos apresentados.1 (3), 2 (4), 3 (5)5
* Descritores apresentados nos Critérios Gerais de Classificação. Cenário de resposta: A resposta integra os aspetos seguintes, ou outros igualmente relevantes. Caracterização da perspetiva de Mill sobre a felicidade: – a perspetiva de Mill é hedonista: a felicidade consiste no prazer e na ausência de dor; – no hedonismo de Mill, distinguem-se dois tipos de prazer: prazeres inferiores e prazeres superiores; – os prazeres inferiores são os prazeres dos sentidos, e os prazeres superiores são os prazeres que envolvem as nossas capacidades intelectuais; – para o cálculo da felicidade contam a quantidade e a qualidade dos prazeres.
Matéria Associada
Utilitarismo; Hedonismo; Distinção de prazeres
Resumo Pedagógico
Treine a caracterização da ética utilitarista de Mill, focando-se na hierarquia e qualidade dos prazeres.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo