Física e Química A 11.º Ano (2014) - Coeficiente de Restituição e Energia

Analise o coeficiente de restituição e a energia dissipada em colisões de bolas com o solo (Exame 2014).

coeficiente de restituiçãocolisãoenergia mecânicadissipação de energiaFísica e Química A11 ano2014
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Física e Química A (715)

Ano: 2014

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 3.2.2

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (3.2.2)
O coeficiente de restituição, e, na colisão de uma bola com o solo pode ser calculado pela raiz quadrada do quociente da altura máxima atingida pela bola após um ressalto, h
Os alunos determinaram um coeficiente de restituição de 0,76 na colisão de uma bola X com o solo e um coeficiente de restituição de 0,65 na colisão de uma bola Y com o solo.
Estes resultados permitem concluir que, em cada ressalto,

(A) cerca de 76% da energia mecânica do sistema bola X + Terra é dissipada na colisão com o solo.
(B) a energia mecânica inicial é menor no caso do sistema bola Y + Terra.
(C) cerca de 35% da energia mecânica do sistema bola Y + Terra é dissipada na colisão com o solo.
(D) a percentagem da energia mecânica dissipada na colisão com o solo é menor no caso do sistema bola X + Terra.
Critério de Classificação
Versão 1 – (D); Versão 2 – (A)
Matéria Associada
Colisões; Conservação de energia; Coeficiente de restituição; Energia mecânica
Resumo Pedagógico
Calcula e compara a energia dissipada em colisões com base nos coeficientes de restituição de duas bolas.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo