Física e Química A 11.º Ano 2016 Exame: Cinemática e Gráficos com Calculadora

Resolução de exercício de Cinemática (Movimento Retilíneo) do Exame Nacional de 2016 (1.ª Fase), utilizando gráficos da calculadora.

Distância percorridaMovimento retilíneoCinemáticaGráfico posição-tempoCálculo com calculadoraExame Nacional 2016Física e Química A11.º Ano
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Física e Química A (715)

Ano: 2016

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 1.3

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (1.3)
GRUPO I.
Uma bola move-se segundo uma trajetória retilínea.
Considere que a bola pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Admita que a componente escalar da posição, x, da bola em relação a um determinado referencial unidimensional Ox varia com o tempo, t, de acordo com a equação x = 2,4 - 2,0t + 0,60t^2 (SI)
Determine a distância percorrida pela bola no intervalo de tempo [0,0; 3,0]s, utilizando as potencialidades gráficas da calculadora.
Na sua resposta:

• apresente um esboço do gráfico da componente escalar da posição, x, da bola em função do tempo, t, desde o instante t = 0,0 s até, pelo menos, ao instante t = 3,0 s;
• indique, no esboço apresentado, os valores de x necessários ao cálculo daquela distância;
• apresente o valor da distância percorrida pela bola no intervalo de tempo considerado.
Critério de Classificação
Etapas de resolução: A) Apresentação do esboço do gráfico da componente escalar da posição, x, da bola em função do tempo, t, desde o instante t = 0,0 s até, pelo menos, ao instante t = 3,0 s (ver nota 1) ..................................................................... 2 pontos x [/m]↑ [0,0] [3,0] t [/s] B) Indicação, no esboço apresentado, dos valores de x necessários ao cálculo da distância solicitada (ver notas 2 e 3) ...................................................... 5 pontos • Indicação do valor de x correspondente ao instante t = 0,0 s (x = 2,4 m) .................................................................................. 1 ponto • Indicação do valor de x correspondente ao instante t = 3,0 s (x = 1,8 m) .................................................................................. 1 ponto • Indicação do valor de x correspondente ao instante em que ocorre inversão do sentido do movimento (x = 0,73 m) (ver nota 4) ...................................................................... 3 pontos C) Apresentação do valor da distância percorrida pela bola no intervalo de tempo considerado (d = 2,7 m) (ver nota 5) .................................................... 3 pontos Notas: 1. A não indicação ou a indicação incorreta no esboço do gráfico de uma das grandezas representadas implica uma desvalorização de 1 ponto. A não indicação ou a indicação incorreta das duas grandezas representadas implica a pontuação desta etapa com zero pontos. 2. A indicação, no esboço apresentado, dos valores solicitados, não respeitando a posição relativa desses valores no eixo das ordenadas, implica uma desvalorização de 1 ponto nesta etapa. 3. A indicação dos valores solicitados fora do esboço apresentado implica uma desvalorização de 2 pontos nesta etapa. Se a etapa tiver sido pontuada com 2 pontos, 1 ponto ou zero pontos antes da aplicação dessa desvalorização, a pontuação final da etapa será zero pontos. 4. A indicação dos valores x = 0,7 m ou x = 0,74 m não implica qualquer desvalorização. 5. A ausência de unidade ou a apresentação de uma unidade incorreta no valor da distância percorrida pela bola implica uma desvalorização de 1 ponto.
Matéria Associada
Cinemática do ponto material; Movimento retilíneo uniformemente variado; Representação gráfica da posição
Resumo Pedagógico
Treina o cálculo da distância percorrida a partir da equação da posição, utilizando a representação gráfica no intervalo de tempo dado.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo