Exame Português 12.º Ano 2017 (2.ª Fase): Análise de Narrativa

Analisa a pergunta sobre as motivações de Gertrudes no Exame Nacional de Português de 2017, 2.ª Fase.

Exame Português 201712.º Ano2.ª FaseGertrudesanálise de textocompreensão leitora
Informações do Exame

Ano Escolar: 12º Ano

Disciplina: Português (239)

Ano: 2017

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 1

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (1)
Explicite por que motivo Gertrudes mandou entrar o desconhecido.
Critério de Classificação
• Aspetos de conteúdo (C) 14 pontos
NíveisDescritores de desempenhoPontuação
4Explicita, adequadamente, por que motivo Gertrudes mandou entrar o desconhecido.14
3Explicita, com pequenas imprecisões, por que motivo Gertrudes mandou entrar o desconhecido.11
2Explicita, de forma incompleta, por que motivo Gertrudes mandou entrar o desconhecido.8
1Explicita, de forma vaga ou com acentuadas imprecisões, por que motivo Gertrudes mandou entrar o desconhecido.5
• Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) 6 pontos Produz um discurso estruturado 3 pontos Escreve com correção linguística (sintaxe e morfologia; léxico; pontuação; ortografia)* 3 pontos Tópicos de resposta Gertrudes mandou entrar o desconhecido, porque: o identificou como pobre e pedinte; tinha recebido ordens para «dar de comer» (II. 6-7) a qualquer mendigo que aparecesse «enquanto houvesse luz acesa na casa» (l. 7). * Vide Fatores de desvalorização no âmbito da correção linguística (p. 3).
Matéria Associada
Compreensão leitora; Análise de personagens; Interpretação textual
Resumo Pedagógico
Treina a justificação de ações de personagens com base em texto narrativo.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo