Expressão Escrita: Um Dia com Amigos no Parque | Português 9º Ano

Resolve um exercício de produção de texto do Exame de Português Língua Não Materna de 9º ano. Aprende a escrever um texto narrativo-descritivo.

Português 9º anoPLNMexpressão escritaprodução de textotexto narrativo-descritivodia com amigosexame 2017critérios de classificaçãoredação
Informações do Exame

Ano Escolar: 9º Ano

Disciplina: Português – Língua Não Materna

Ano: 2017

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 14

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (14)
Imagina que passaste um dia com os teus amigos, num jardim ou num parque.
Escreve um texto, com o mínimo de 90 e o máximo de 130 palavras, no qual deves referir:

• o que viste;

• as atividades em que participaste;

• o que sentiste.
O teu texto deverá ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão.
Não assines o texto.
Observações:

• Se o teu texto tiver menos de 30 palavras, será classificado com zero pontos.

• Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência entre dois espaços em branco (ex.
:
/Compra-me/a/senha/ 3 palavras).
Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente do número de algarismos que o constituam (ex.
:
/2017/).

• Se fizeres rascunho, copia o texto para a folha de respostas.
Critério de Classificação
Item único (Grupo III)
PontuaçãoDescritores de desempenho
Parâmetros54321
A – Tema e TipologiaCumpre integralmente a instrução quanto a:
  • tema – um dia com os amigos, num jardim ou num parque –, tratando-o sem desvios;
Cumpre parcialmente a instrução quanto a:
  • tema;
Cumpre a instrução de forma vaga, no que diz respeito ao tema e ao tipo de texto. OU Cumpre apenas uma das instruções (tema ou tipo de texto).Cumpre a instrução de forma vaga, no que diz respeito ao tema e ao tipo de texto. OU Cumpre apenas uma das instruções (tema ou tipo de texto).
E tipo de texto:
  • com sequências narrativas e com sequências descritivas.
E tipo de texto:
  • com marcas narrativas e com marcas descritivas.
B – Coerência e Pertinência da InformaçãoRedige um texto que respeita plenamente os tópicos:
  • o que viu;
  • as atividades em que participou;
  • o que sentiu.
Redige um texto que respeita parcialmente os tópicos dados, embora com alguns desvios e com alguma ambiguidade. Produz um discurso parcialmente coerente, com lacunas ou insuficiências que não afetam a lógica e a compreensão do texto.Redige um texto que desrespeita quase totalmente os tópicos dados. Produz um discurso inconsistente, com informação ambígua ou confusa.Redige um texto sem estruturação aparente.
Produz um discurso coerente:
  • com informação pertinente;
  • com progressão temática evidente;
  • com título, introdução, desenvolvimento e conclusão adequados.
C – Estrutura e CoesãoRedige um texto com estrutura bem definida e segmenta as unidades de discurso de acordo com essa estrutura, por exemplo, usando os parágrafos e os marcadores de tipos de discurso. Usa mecanismos elementares de coesão textual:
  • coesão interfrásica – por exemplo, com ligações com e sem e subordinações com porquê;
  • coesão temporal – por exemplo, seleção correta de tempos verbais e expressões adverbiais de tempo;
  • cadeias de referência – recurso a expressões referenciais como determinantes, por exemplo, pronominalização.
Redige um texto estruturado de forma satisfatória, ainda que com algum desequilíbrio e descontinuidade. Manifesta um domínio razoável de mecanismos elementares de coesão textual:
  • coesão interfrásica – predomínio de justaposições de sequências frásicas e repetição de conexões;
  • coesão temporal – algumas inconsistências na seleção de tempos e modos verbais;
  • cadeias de referência – algumas repetições e descontinuidades.
Redige um texto sem estruturação aparente. Organiza o texto de modo muito elementar, com repetições e com lacunas geradoras de ruturas de coesão. Utiliza a pontuação de forma assistemática e com infrações de regras elementares.Redige um texto sem estruturação aparente. Organiza o texto de modo muito elementar, com repetições e com lacunas geradoras de ruturas de coesão. Utiliza a pontuação de forma assistemática e com infrações de regras elementares.
Utiliza a pontuação de modo sistemático, pertinente e intencional.Utiliza a pontuação principalmente para marcar pausas, não seguindo sistematicamente as regras, embora a inteligibilidade do texto não seja afetada.
D – Morfologia e SintaxeUsa estruturas sintáticas elementares e variadas, construindo corretamente a maioria das frases. Manifesta domínio de processos de conexão intrafrásica. Por exemplo, utiliza regras elementares de concordância (determinante/adjetivo – nome; sujeito – verbo), o sistema pronominal e a flexão verbal.Manifesta um domínio razoável no uso de estruturas sintáticas comuns, apresentando alguns erros, sem implicações para a inteligibilidade do texto. Manifesta um domínio razoável de processos de conexão intrafrásica, apresentando alguns erros, sem implicações para a inteligibilidade do texto.Manifesta um domínio muito limitado no uso de estruturas sintáticas, apresentando erros que prejudicam a inteligibilidade do texto. Apresenta repetições e erros nos processos de conexão intrafrásica que prejudicam a inteligibilidade do texto.Manifesta um domínio muito limitado no uso de estruturas sintáticas, apresentando erros que prejudicam a inteligibilidade do texto. Apresenta repetições e erros nos processos de conexão intrafrásica que prejudicam a inteligibilidade do texto.
E – Repertório VocabularUtiliza vocabulário variado e adequado ao tema. É capaz de recorrer, de forma intencional, por exemplo, a processos de sinonímia para evitar repetições vocabulares.Utiliza vocabulário adequado ao tema, mas pouco variado, eventualmente com confusões pontuais e com interferência de outras línguas, o que, no entanto, não perturba a comunicação.Utiliza vocabulário muito elementar e restrito, com elevado grau de redundância e de interferência de outras línguas e, por vezes, com grave inadequação.Utiliza vocabulário muito elementar e restrito, com elevado grau de redundância e de interferência de outras línguas e, por vezes, com grave inadequação.
F – OrtografiaNão dá erros ortográficos ou dá-os apenas de forma esporádica e em palavras pouco frequentes ou em formas instáveis (como no caso de alguns compostos).Dá alguns erros ortográficos, mas não de modo sistemático (por exemplo, quatro ou cinco erros em 40 palavras).Dá um número significativo de erros ortográficos (por exemplo, oito ou nove erros em 40 palavras).Dá um número significativo de erros ortográficos (por exemplo, oito ou nove erros em 40 palavras).
Nota – Vide Fatores de desvalorização (página 3 – Critérios Gerais de Classificação).
Matéria Associada
Expressão Escrita; Texto Narrativo; Texto Descritivo; Estrutura do Texto; Coesão e Coerência
Resumo Pedagógico
Treina a tua capacidade de escrita ao redigir um texto sobre um dia passado com amigos, abordando o que viste, as atividades realizadas e os teus sentimentos.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo