Português 12.º Ano 2018 (1.ª F.ª): Interpretação Saramago - Leitor/Escritor

Análise e explicação da citação de José Saramago sobre a relação entre leitura e escrita (Exame Nacional Português 2018).

PortuguêsExame Nacional12º anoSaramagoInterpretação textualLeituraEscrita20181.ª Fase
Informações do Exame

Ano Escolar: 12º Ano

Disciplina: Português Língua Não Materna (839)

Ano: 2018

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 7

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (7)
«Ninguém será escritor se não começou por ser leitor.
» (linha 19).
Explica o sentido desta afirmação de José Saramago.
Critério de Classificação
Tópicos de resposta Explicação do sentido da afirmação: – Antes de alguém ser escritor, tem de ler muitos livros.
NíveisDescritores de desempenhoPontuação 94Pontuação 839
3Explica adequadamente o sentido da afirmação. Produz um discurso correto ou que apresenta um ou dois erros no conjunto dos planos ortográfico, lexical, morfológico, sintático e de pontuação.510
2Explica adequadamente o sentido da afirmação. Produz um discurso que apresenta três ou mais erros no conjunto dos planos indicados. OU Explica, com pequenas imprecisões, o sentido da afirmação. Produz um discurso correto ou que apresenta um ou dois erros no conjunto dos planos indicados.36
1Explica, com pequenas imprecisões, o sentido da afirmação. Produz um discurso que apresenta três ou mais erros no conjunto dos planos indicados.12
Matéria Associada
Interpretação de texto; Literatura Portuguesa; Citação de autor
Resumo Pedagógico
Treine a explicação de citações literárias complexas, focando-se na relação fundamental entre ser leitor e se tornar escritor.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo