Física e Química A 11.º Ano: Cinemática Queda Livre (Exame 2019)

Analisa o movimento vertical de Felix Baumgartner (FB) após o salto da estratosfera e identifica o gráfico correto da posição em função do tempo.

Física e Química Aexame 2019primeira fasecinemáticamovimento verticalposição em função do tempoFelix Baumgartneranálise gráfica
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Física e Química A (715)

Ano: 2019

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 3.5

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (3.5)
No salto que realizou desde a estratosfera até à Terra, Felix Baumgartner (FB) foi o primeiro homem a quebrar a barreira do som sem qualquer veículo propulsor.
Considere que a queda de FB em direção à Terra foi aproximadamente vertical.
Na Figura 5, apresentam-se, para os primeiros 100 s de queda, os gráficos do módulo da velocidade, Vₓᴮ, e da altitude, h, de FB, em função do tempo, t.
Na figura, está também representada uma linha a tracejado, que traduz o modo como variou o módulo da velocidade do som, Vₛₒᴭ, ao longo da trajetória percorrida, durante aquele intervalo de tempo.
Considere que o conjunto FB + equipamento pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material) e que a variação da aceleração gravítica com a altitude é desprezável.
Considere um referencial unidimensional Oy vertical, com sentido de cima para baixo.
Qual dos esboços de gráfico seguintes poderá representar a componente escalar da posição, y, do conjunto FB + equipamento, em relação ao referencial Oy, em função do tempo, t, nos primeiros 100 s de queda?
(A)
(B)
(C)
(D)
Critério de Classificação
Versão 1 – (D); Versão 2 – (B)
Matéria Associada
Cinemática; Movimento vertical; Representação gráfica
Resumo Pedagógico
Treina a interpretação de gráficos de velocidade e altitude para determinar o esboço correto da posição em função do tempo num movimento vertical (queda livre).

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo