Português L2 9º Ano: Conjugação Verbal Simples em Contexto (Exame 2019)

Treina a conjugação de formas verbais simples (passado e presente) em contexto. Exercício de Português L2, 9º Ano, Exame Nacional 2019.

Português L29º anoexame nacional 2019conjugação verbalformas verbais simplespretérito perfeitopretérito imperfeitopresente do indicativogramáticacompletar texto
Informações do Exame

Ano Escolar: 9º Ano

Disciplina: Português Língua Segunda (95)

Ano: 2019

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 13

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (13)
Completa o texto abaixo com as formas verbais simples dos verbos entre parênteses.
Cientistas de olhos no céu.
DESCOBERTA NOVA ESTRELA! Numa universidade americana, cientistas [descobrir] ontem uma estrela que [ficar] para lá da Via Láctea.
Os cientistas [ser] surpreendidos pela luz da nova estrela quando [estar] a fazer medições naquela parte do céu.
Eles [compreender] então que havia um elemento novo, e esta descoberta [espantar] toda a comunidade científica, que achava que aquela parte do céu já estava toda cartografada.
Critério de Classificação
Chave: descobriram; fica; foram; estavam/estiveram; compreenderam; espantou.
NíveisDescritores de desempenhoPontuação
3Escreve corretamente cinco ou seis formas verbais.5
2Escreve corretamente três ou quatro formas verbais.3
1Escreve corretamente duas formas verbais.1
Matéria Associada
Verbos; Conjugação verbal; Tempos verbais simples; Pretérito Perfeito; Pretérito Imperfeito; Presente do Indicativo
Resumo Pedagógico
Treina a aplicação das formas verbais simples (pretérito e presente) para garantir a coerência temporal de um texto.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo