Desemprego Jovem na UE | Razões da Intervenção | Economia A 11º Ano

Questão de Exame Nacional de Economia A (2020). Analise o desemprego jovem na UE-28, a sua evolução e as razões que justificaram a intervenção da UE.

Economia A11º anoExame Nacional 2020Desemprego jovemTaxa de desempregoUE-28Políticas de empregoIntervenção da UEMercado de trabalho
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Economia A (712)

Ano: 2020

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: III.3

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (III.3)
3.
O texto e a Tabela 8 referem-se ao desemprego jovem na União Europeia a 28 Estados-Membros (UE-28).
Em setembro de 2013, na UE-28, a taxa de desemprego jovem era, aproximadamente, 24%, ao passo que a taxa de desemprego total era 11%.
Nesse ano, cerca de seis milhões de jovens (indivíduos dos 15 aos 24 anos) estavam desempregados em toda a UE-28.
As dificuldades dos jovens em obterem um primeiro emprego, aliadas às reduzidas oportunidades de formação, criam sentimentos de isolamento e dependência.
O nível de desemprego e a falta de perspetivas de uma carreira profissional entre os jovens levou a União Europeia (UE) a implementar uma série de iniciativas que complementam as políticas nacionais de emprego e de juventude.
O apoio da UE centra-se no financiamento de programas de emprego jovem, de melhoria da qualidade dos estágios, de oferta de oportunidades internacionais de educação e emprego e de capacitação dos jovens para projetos de voluntariado.

Tabela 8 – Taxa de desemprego jovem na UE-28 (em %)

2009 2010 2011 2012 2013
Taxa de desemprego jovem (indivíduos dos 15 aos 24 anos) 20,3 21,4 21,8 23,3 23,8
Apresente duas razões que justificaram a intervenção da UE no combate ao desemprego jovem.
Na sua resposta, integre informação presente no texto e na Tabela 8.
Critério de Classificação
Tópicos de resposta: Apresentação de duas razões que justificaram a intervenção da UE no combate ao desemprego jovem, com recurso à integração de informação presente nos documentos, referindo: • uma das seguintes razões (ou outra razão relevante, de acordo com o texto): - o elevado número de desempregados jovens, em 2013: «cerca de seis milhões de jovens [...] estavam desempregados em toda a UE-28»; - a elevada taxa de desemprego jovem: «Em setembro de 2013 [...], a taxa de desemprego jovem era, aproximadamente, 24%, ao passo que a taxa de desemprego total era 11%»; - o desaproveitamento do fator trabalho em resultado das «dificuldades dos jovens em obterem um primeiro emprego»; - o aparecimento (ou o agravamento) de problemas de saúde na população jovem, associados à criação de «sentimentos de isolamento e dependência»; • o aumento da taxa de desemprego jovem no período de 2009 a 2013, passando de 20,3%, em 2009, para 23,8%, em 2013, de acordo com os dados apresentados na tabela.
NíveisDescritores de desempenhoPontuação
4Apresenta, de forma completa, os dois tópicos de resposta.10
3Apresenta, de forma completa, um dos tópicos de resposta e, de forma incompleta, o outro tópico.8
2Apresenta, de forma incompleta, os dois tópicos de resposta. OU Apresenta, de forma completa, apenas um dos tópicos de resposta.5
1Apresenta, de forma incompleta, apenas um dos tópicos de resposta.2
Matéria Associada
Mercado de Trabalho; Desemprego; Políticas de Emprego; União Europeia; Indicadores económicos
Resumo Pedagógico
Análise de dados económicos (tabelas e texto) sobre o desemprego jovem na UE-28 para justificar as políticas de intervenção da União Europeia.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo