Latim A (11.º Ano): O Otium na Vida Urbana Romana - Exame 2021

Análise e resposta modelo sobre as manifestações do otium (lazer) nas cidades romanas, conforme o exame de Latim A de 2021.

Latim AOtiumVida urbana romanaEspetáculosTermasBibliotecasBanquetesExame 202111.º ano
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Latim A (732)

Ano: 2021

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: III.2

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (III.2)
Apresente três manifestações do otium nas cidades, referindo, para cada uma delas, um exemplo distinto das atividades que lhes estão associadas.
Critério de Classificação
Na resposta, devem constar três das quatro manifestações do otium nas cidades (os espetáculos, as termas, as bibliotecas, os banquetes), referindo-se, para cada uma delas, um exemplo distinto das atividades que lhes estão associadas. • Espetáculos - jogos no circo, no anfiteatro e espetáculos teatrais; • Termas - banhos, prática desportiva, convívio e leitura; • Bibliotecas - leitura e estudo; • Banquetes – convívio, com vários entretenimentos, tais como cânticos, danças, jogos, discursos e leituras. A classificação final da resposta resulta da soma das pontuações atribuídas em cada um dos parâmetros seguintes: A - Conteúdos e pertinência da informação (8 pontos) B - Estruturação do discurso e correção linguística (2 pontos)
ParâmetrosNíveisDescritores de desempenhoPontuação
A Conteúdos e pertinência da informação4Apresenta três manifestações do otium nas cidades e refere, para cada uma delas, um exemplo distinto das atividades que lhes estão associadas.8
3Apresenta três manifestações do otium nas cidades e refere, para uma ou duas delas, um exemplo distinto de atividades que lhes estão associadas. OU Apresenta duas manifestações do otium nas cidades e refere, para duas ou três delas, um exemplo distinto de atividades que lhes estão associadas. OU Apresenta uma manifestação do otium nas cidades e refere, para cada uma das três manifestações, um exemplo distinto das atividades que lhes estão associadas.6
2Apresenta três manifestações do otium nas cidades, sem referir exemplos distintos das atividades que lhes estão associadas. OU Não apresenta manifestações do otium nas cidades, mas refere, para cada uma das três manifestações, um exemplo distinto das atividades que lhes estão associadas. OU Apresenta duas manifestações do otium nas cidades e refere, para uma delas, um exemplo distinto das atividades que lhes estão associadas. OU Apresenta uma manifestação do otium nas cidades e refere, para duas das manifestações, um exemplo distinto das atividades que lhes estão associadas.4
1Apresenta duas manifestações do otium nas cidades, mas sem referir exemplos das atividades que lhes estão associadas. OU Apresenta uma manifestação do otium nas cidades e refere um exemplo, ou não refere exemplos, das atividades que lhe estão associadas. OU Não apresenta manifestações do otium nas cidades, mas refere, para uma ou duas delas, um exemplo distinto das atividades que lhe(s) estão associadas.2
B Estruturação do discurso e correção linguística2Apresenta um discurso estruturado e fluente, embora podendo conter falhas pontuais.2
1Apresenta um discurso parcialmente estruturado, contendo incorreções que não comprometem a sua clareza.1
Matéria Associada
Cultura Romana; Vida social romana; Otium e Negotium
Resumo Pedagógico
Treinar a identificação e exemplificação das quatro principais manifestações do lazer (otium) nas cidades romanas, segundo os critérios de avaliação de exames.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo