Exame História A 12.º Ano 2023: Salazar e os Organismos da Ordem Nova

Treine a associação de organismos do Estado Novo (União Nacional, Mocidade, Legião) com as suas funções no exame de História A 2023 (1.ª Fase).

História A12.º anoExames NacionaisSalazarEstado NovoOrdem NovaUnião NacionalMocidade PortuguesaLegião PortuguesaExame 2023
Informações do Exame

Ano Escolar: 12º Ano

Disciplina: História A (623)

Ano: 2023

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 8

Pergunta (8)
A ordem nova instituída por António de Oliveira Salazar assentou num conjunto de organismos que tiveram por objetivo, entre outros, enquadrar ideologicamente os portugueses.
Associe esses organismos, que se encontram enumerados na coluna A, às frases que os identificam, apresentadas na coluna B.
Todas as frases devem ser utilizadas.
Cada frase deve ser associada apenas a um dos organismos.
Escreva, na folha de respostas, apenas cada letra e os números que lhe correspondem.

COLUNA A COLUNA B
(a) União Nacional (1) Detinha, na Assembleia Nacional, o monopólio da representação política da Nação portuguesa.
(b) Mocidade Portuguesa (2) Educava os jovens na admiração das «virtudes militares», preparando-os para serem soldados patrióticos.
(c) Legião Portuguesa (3) Inspirada nas milícias fascistas, era um organismo de carácter paramilitar constituído por homens adultos.
(4) Destinada à população escolar, tinha por objetivo doutrinar os futuros cidadãos nos valores do regime.
(5) Procurava mobilizar membros das elites portuguesas para o desempenho de cargos políticos.
(6) Foi formada para apoiar e defender o regime ditatorial, no contexto da Guerra Civil de Espanha.
(7) Funcionava como um autêntico partido único, num regime que recusava a democracia pluripartidária.

Critério de Classificação
Associação A/B. Versão 1: (a) → (1); (5); (7) (b) → (2); (4) (c) → (3); (6). Versão 2: (a) → (2); (5); (7) (b) → (1); (6) (c) → (3); (4).
NíveisDescritores de desempenhoPontuação
3Associa corretamente 7 ou 6 elementos.14
2Associa corretamente 5 ou 4 elementos.10
1Associa corretamente 3 ou 2 elementos.6
Nota: Caso o aluno associe o mesmo número a mais do que uma alínea, ainda que uma associação possa estar correta, esta não é considerada para efeitos de classificação.
Matéria Associada
Estado Novo; Organismos de enquadramento; Estrutura do regime
Resumo Pedagógico
Associação correta dos organismos de enquadramento ideológico da Ordem Nova (União Nacional, Mocidade Portuguesa e Legião Portuguesa) com as suas respetivas funções.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo