Hume: Impressões e Ideias | Exercício de Filosofia do 11º Ano

Resolve este exercício de exame de Filosofia do 11º ano sobre a distinção de David Hume entre impressões e ideias, as duas perceções da mente.

David Humeimpressões e ideiasperceções da menteempirismoepistemologiateoria do conhecimentoFilosofia 11º anoexame nacional 2025
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Filosofia (714)

Ano: 2025

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 12

Pergunta (12)
Segundo Hume, podemos dividir as perceções da mente em duas espécies, as impressões e as ideias.
Distinga, de acordo com Hume, impressões de ideias.
Critério de Classificação
A resposta integra os aspetos seguintes, ou outros igualmente relevantes. Distinção entre impressões e ideias: – as impressões são as perceções que ocorrem quando, por exemplo, vemos, ouvimos, desejamos, receamos ou amamos (OU as impressões são as perceções provenientes da sensibilidade externa e interna); – as ideias são as perceções que ocorrem quando, por exemplo, recordamos, imaginamos ou refletimos (OU as ideias, ou pensamentos, são as perceções decorrentes de as sensações ou os sentimentos indicados serem trazidos à mente pela memória, pela imaginação ou pela reflexão); – as impressões distinguem-se das ideias por serem mais intensas e vivas do que estas; – as ideias são cópias das impressões (e até as ideias mais complexas e abstratas se resolvem em ideias simples, cuja origem são impressões). Nota - Os aspetos apresentados seguem a Investigação sobre o Entendimento Humano, de David Hume.
NívelDescritor de desempenhoPontuação
3Distingue, de modo completo e preciso, impressões de ideias.14
2Distingue, de modo completo, mas com imprecisões OU de modo preciso, mas incompleto, impressões de ideias.9
1Distingue, de modo incompleto e com imprecisões, impressões de ideias. OU Caracteriza, de modo completo e preciso, apenas as impressões ou apenas as ideias.4
Matéria Associada
A Epistemologia; David Hume; Empirismo; Impressões e Ideias
Resumo Pedagógico
Treina a tua capacidade de distinguir, segundo a teoria do conhecimento de David Hume, as impressões das ideias, dois tipos fundamentais de perceções.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo