Matemática B 11.º Ano (2008): Decaimento Radioativo e Datação com C-14

Analisa a datação de um manuscrito de Leonardo da Vinci usando a fórmula de decaimento radioativo do Carbono-14 (C-14). Exame de 2008.

Matemática B11.º anoExames NacionaisDatação Carbono-14Decaimento RadioativoFunções exponenciaislnLeonardo da Vinci2008
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Matemática B (735)

Ano: 2008

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 6

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (6)
Sabe-se que Leonardo da Vinci (1456-1519) também se interessava por Matemática.
Numa melancólica nota sobre a noite de 30 de Novembro de 1504, escreveu o seguinte, numa caligrafia regular e da direita para a esquerda (como costumava):
«Na noite de Santo André, encontrei a solução para a quadratura do círculo, quando se acabavam a candeia, a noite e o papel em que estava a escrever.
Terminei-a de manhã».
Durante anos e anos, procuraram-se, entre os infindáveis cadernos que nos deixou, os manuscritos contendo as reflexões feitas naquela noite.
Em vão:
nunca foram encontrados.
Nas férias da Páscoa de 2008, o Manuel foi passar uns dias a casa dos avós.
Vasculhando coisas velhas no sótão, encontrou uns papéis corroídos pelo tempo, escritos em italiano antigo e também numa caligrafia regular, da direita para a esquerda:
pareciam ser o tão procurado caderno de Leonardo sobre a quadratura do círculo.
Ficou espantado.
Imagine que o Manuel lhe pede a si que estude a possibilidade de a autoria dos papéis ser de Leonardo da Vinci.
Admita que, numa aula de Matemática B, aprendeu que a massa de carbono 14 (C₁₄), presente num artefacto desde a sua produção, é dada pela fórmula
y(t) = c e⁻⁰,⁰⁰⁰¹²¹ ᵗ
em que c é a massa original de C₁₄, em gramas, e t é o tempo, em anos, decorrido desde o momento da produção do artefacto.
Decidiu, por isso, recorrer a um laboratório científico especializado em análises de C₁₄, que o informou do seguinte:
o manuscrito contém 96% da massa de C₁₄ original, ou seja, designando por c a massa de C₁₄ original, a massa de C₁₄ que o manuscrito contém é de 0,96 c.
Com base nesta informação, redija um pequeno texto para o Manuel, no qual constem:

• a idade do papel (em número inteiro de anos);

• a data (em anos) em que terá sido fabricado;

• a conclusão quanto à possibilidade de Leonardo da Vinci ser o autor do manuscrito.
Critério de Classificação
Apresenta-se, a seguir, um exemplo de resposta: «De acordo com a informação dada pelo laboratório, a percentagem da massa de C₁₄ encontrado nos manuscritos é de 96% da massa de C₁₄ original, pelo que se tem: c * e⁻⁰,⁰⁰⁰¹²¹ ᵗ = 0,96c ⇔ e⁻⁰,⁰⁰⁰¹²¹ ᵗ = 0,96 ⇔ −0,000121 t = ln (0,96) ⇔ t ≈ 337 Concluímos, assim, que a idade do papel é de cerca de 337 anos. Como ele foi analisado laboratorialmente em 2008, resulta que terá sido fabricado por volta de 1671, atendendo a que 2008 − 337 =1671. Ora, como Leonardo da Vinci morreu em 1519, o manuscrito não é da sua autoria.» Tal como o exemplo ilustra, a composição deverá contemplar os seguintes tópicos: • idade do papel; • data em que terá sido fabricado; • conclusão pela não autoria de Leonardo da Vinci. Na tabela seguinte, indica-se como deve ser classificado este item, de acordo com os níveis de desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa descritos nos critérios gerais e os níveis de desempenho no domínio específico da disciplina:
Descritores do nível de desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesaNíveis
Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplina123
3A resposta contempla, correctamente, os três tópicos solicitados.181920
2A resposta contempla, correctamente, dois dos tópicos solicitados.121314
1A resposta contempla, correctamente, apenas um dos tópicos solicitados.678
Notas: 1. Apenas podem ser atribuídas classificações correspondentes a um dos valores constantes do quadro. Não há lugar a classificações intermédias. No caso de a resposta não atingir o nível 1 de desempenho no domínio específico da disciplina, a classificação a atribuir é zero pontos. Neste caso, não é classificado o desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa. 2. O examinando pode resolver a equação c * e⁻⁰,⁰⁰⁰¹²¹ ᵗ = 0,96 recorrendo à calculadora. 3. Se o examinando se enganar no cálculo da idade do papel, deve considerar-se que a composição não contempla o primeiro tópico. Os tópicos seguintes devem ser analisados de acordo com o erro cometido. Em particular, o erro poderá levar o examinando a concluir pela possibilidade de a autoria do manuscrito ser de Leonardo da Vinci. No entanto, em caso algum pode concluir pela autoria de Leonardo da Vinci. Se o examinando expressar tal conclusão, deve considerar-se que a composição não contempla o terceiro tópico.
Matéria Associada
Funções Exponenciais; Logaritmos; Modelação Matemática; Cálculo de Tempo
Resumo Pedagógico
Treina o uso de funções exponenciais (decaimento radioativo) para calcular a idade de um artefacto e situá-lo historicamente.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo