Português 9.º Ano (2008) - Texto Expositivo sobre Epopéia

Análise de estrofes literárias: identificação de episódio, personagens, traços e sentimentos (Exame 2008).

Língua Portuguesa9.º anoExame 2008Texto expositivoAnálise literáriaInês de CastroCamões
Informações do Exame

Ano Escolar: 9º Ano

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano: 2008

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 10

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (10)
Redige um texto expositivo, com um mínimo de 70 palavras e um máximo de 100 palavras, em que identifiques:

• o episódio a que estas estrofes pertencem;
• as personagens referidas;
• dois traços físicos e dois aspectos do estado de espírito da figura feminina;
• três dos sentimentos expressos.
Observações relativas ao item 10:
1.
Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen (ex.
:
/di-lo-ei/).
Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.
:
/2008/).
2.
Relativamente ao desvio dos limites de extensão indicados – um mínimo de 70 e um máximo de 100 palavras –, há que atender ao seguinte:
– a um texto com extensão inferior a 23 palavras é atribuída a classificação de 0 (zero) pontos; – nos outros casos, um desvio dos limites de extensão requeridos implica uma desvalorização parcial (até um ponto) do texto produzido.
Critério de Classificação
Aspetos de conteúdo (C)... [6 pontos] Níveis de desempenho Redige um texto expositivo em que identifica nove ou dez dos elementos listados (a, b, c, d, e, f, g, h, i, j): o episódio a que pertence o excerto (a); as personagens referidas (b, c); dois traços físicos e dois aspectos do estado de espírito da figura feminina (d, e, f, g); três dos sentimentos expressos (h, i, j). [6 pontos] Identifica sete ou oito elementos. [5 pontos] Identifica cinco ou seis elementos. [4 pontos] Identifica três ou quatro elementos. [3 pontos] Identifica dois elementos. [2 pontos] Dá outra resposta. [0 pontos] Aspetos de organização e correcção linguística (F)... [4 pontos] Produz um discurso correcto nos planos ortográfico, lexical, morfológico e sintáctico*. [4 pontos] Responde por tópicos*. [1 ponto] Cenário de resposta Identifica o episódio: «Inês de Castro»... (a). Identifica as personagens referidas: Inês de Castro e Príncipe D. Pedro (b, c). Identifica dois traços físicos da figura feminina: linda, com olhos formosos e jovem (d, e). Identifica dois aspectos do estado de espírito da figura feminina: iludida, triste, pensativa, apaixonada, sonhadora... (f, g). Refere três dos sentimentos expressos: o amor, a paixão, a tristeza, a solidão, a saudade, a alegria do tempo passado, a ilusão... (h, i, j). Nota – Se o examinando não cumprir a extensão requerida, a classificação será sujeita a desvalorização, de acordo com a tabela seguinte.
Desvalorização (pontos)DESCRIÇÃO
1Afasta-se da extensão requerida, produzindo um texto com menos de 50 (mas mais de 22) ou mais de 120 palavras.
Matéria Associada
Tipologias textuais; Texto expositivo; Narrativa literária
Resumo Pedagógico
Praticar a redação de um texto expositivo conciso, identificando elementos cruciais de um excerto literário (episódio, personagens, caracterização e sentimentos).

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo