História B 11.º Ano: Decadência da Monarquia e República (Exame 2010)

Análise de documentos (caricatura Bordalo Pinheiro, discurso Afonso Costa e despesas) sobre a transição de Monarquia para República.

História BExame 2010Monarquia PortuguesaRegime RepublicanoAfonso CostaBordalo PinheiroConjuntura Política
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: História B (723)

Ano: 2010

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 1

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (1)
GRUPO I
DA DECADÊNCIA DA MONARQUIA PORTUGUESA À AFIRMAÇÃO DO REGIME REPUBLICANO

Este grupo baseia-se na análise dos seguintes documentos:
Doc.
1 - «O Movimento Eleitoral» - caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro (1881)
Doc.
2 - Discurso de Afonso Costa na Câmara dos Deputados (19 de Maio de 1908)
Doc.
3 - Despesas com a Educação (1890-91 a 1926-27)

1.
Identifique, com base na análise do documento 1, três das características da conjuntura política portuguesa nos finais do século XIX.
Critério de Classificação
NívelDescritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplinaNíveis* da comunicação escrita (1, 2, 3)
1
  • Apresentação genérica de aspectos referidos no nível 5, com incipiente interpretação do documento.
  • Utilização pouco rigorosa da terminologia específica da disciplina.
6, 7, 8
Matéria Associada
Decadência da Monarquia; Afirmação do Regime Republicano; Análise de Documentos Históricos
Resumo Pedagógico
Treinar a identificação de características políticas da decadência monárquica através da análise de fontes primárias (arte, discursos e dados estatísticos).

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo