Compreensão de Texto e Argumentação | Português 9º Ano

Resolve este exercício do Exame Nacional de Português sobre interpretação de texto e apresentação de argumentos a partir das falas de uma personagem.

exame nacional português 9 anointerpretação de textocompreensão da leituraargumentaçãojustificação com citaçõesconde de vidigueiraluís de camõesexame 2011
Informações do Exame

Ano Escolar: 9º Ano

Disciplina: Língua Portuguesa

Ano: 2011

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 8

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (8)
Lê o comentário seguinte.
Pela leitura das falas do conde de Vidigueira, percebe-se que ele não vai conceder a protecção pedida por Luís de Camões.
Apresenta dois argumentos a favor deste comentário, considerando as falas do conde ao longo do texto.
Critério de Classificação
Aspectos de conteúdo (C) (4 pontos)
Níveis de desempenho
Apresenta dois argumentos, considerando informações textuais.4
Apresenta um argumento, considerando informações textuais.3
Transcreve expressões do texto relativas a dois argumentos.2
Transcreve expressões do texto relativas a um argumento.1
Dá outra resposta.0

Aspectos de organização e correcção da expressão escrita (F) (2 pontos)
Produz um discurso organizado e correcto nos planos ortográfico, de pontuação, lexical, morfológico e sintáctico*.2
Limita-se a transcrever*.1

Cenário de resposta: Argumenta que as falas do conde de Vidigueira indiciam que ele não vai conceder a protecção pedida, por um lado, por não considerar o assunto importante «o negócio é de pouca monta» (linha 6) – e, por outro, por manifestar impaciência em falas como «Decerto não quereis contar-me a história da minha família.» (linha 22) ou «Abreviemos.» (linha 26).
Matéria Associada
Leitura e Interpretação de Texto; Argumentação; Justificação com Elementos Textuais
Resumo Pedagógico
Aprende a identificar e a apresentar argumentos a partir de um texto, justificando a tua resposta com excertos das falas das personagens.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo