História Arte 11.º Ano: Estilo Internacional Arquitetura (Exame 2013)

Analisa e explicita as características do Estilo Internacional na arquitetura do século XX, com base em Niemeyer e Le Corbusier (Exame 2013).

Estilo InternacionalArquitetura ModernaOscar NiemeyerBrasíliaLe CorbusierCIAMHistória e Cultura das ArtesExame 2013
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: História e Cultura das Artes (724)

Ano: 2013

Fase: 2.ª Fase

Pergunta nº: 9.1

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (9.1)
3.
Observe a Figura 10 e leia o Texto D.
Figura 10 - Oscar Niemeyer, Palácio dos Congressos e Bloco da Administração, Brasília, c.
1958-1960, in www.
amazoompress.
org (consultado em dezembro de 2012) TEXTO D Le Corbusier também se envolveu na fundação dos CIAM [Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna], realizada em junho de 1928 em La Sarraz, Suíça.
Um fórum de discussão e de estabelecimento de políticas, que envolvia arquitetos modernos de renome mundial, que foram convocados com regularidade, contribuindo, em larga medida, para a ascensão e a disseminação do Estilo Internacional.
[.
.
.
] Após [.
.
.
] 1933, a ênfase voltou-se para o planeamento urbano, refletindo a influência cada vez maior de Le Corbusier na organização.
Isso contribuiu para a criação do projeto da nova capital administrativa do Brasil, Brasília (1956), planeada por Lúcio Costa, sendo os edifícios principais de Oscar Niemeyer.
Amy Dempsey, Estilos, Escolas, Movimentos, São Paulo, Cosac Naify, 2005 (adaptado).
Explicite quatro das características do Estilo Internacional da arquitetura do século XX, recorrendo à observação da Figura 10 e à leitura do Texto D.
Critério de Classificação
Na resposta, são explicitadas quatro das características seguintes, ou outras consideradas relevantes: • defesa de uma arquitetura urbana, de pendor coletivista, que pretende conciliar economia e qualidade; • utilização dos materiais modernos (betão, aço e vidro) sob formas simples, estandardizadas e expostas; • valorização da estrutura interna dos edifícios, permitindo a flexibilização das plantas; • afirmação de uma nova monumentalidade assente na tecnologia industrial e na estética da máquina; • contraste acentuado entre a linha vertical e a linha horizontal.
Descritores do nível de desempenho no domínio específico da disciplinaDescritores do nível de desempenho no domínio da comunicação escrita em língua portuguesaNíveis*
123
4A resposta evidencia muito bom domínio do tema** e muito boa interpretação dos documentos apresentados. São explicitadas quatro das características acima mencionadas.181920
3A resposta evidencia bom domínio do tema e boa interpretação dos documentos apresentados. São explicitadas apenas três das características acima mencionadas.131415
2A resposta evidencia razoável domínio do tema e razoável interpretação dos documentos apresentados. São explicitadas apenas duas das características acima mencionadas.8910
1A resposta evidencia fraco domínio do tema e interpretação superficial dos documentos apresentados. É explicitada apenas uma das características acima mencionadas.345
* Descritores apresentados nos Critérios Gerais de Classificação. ** Considera-se que há «muito bom domínio do tema» quando a abordagem evidencia a mobilização dos conhecimentos adequados e a utilização correta da terminologia específica da disciplina.
Matéria Associada
Arquitetura Moderna; Estilo Internacional; Funcionalismo; CIAM; Planeamento Urbano
Resumo Pedagógico
Treino sobre as características do Estilo Internacional na arquitetura do século XX, usando exemplos como Brasília e a influência de Le Corbusier.

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo