Matemática B 11.º Ano (2014): Análise de Funções de Vendas (Assíntotas e Derivadas)

Análise do modelo de vendas de telemóveis (Função G e F) com foco em assíntotas, valores iniciais e taxas de variação. Exame de 2014, 1.ª Fase.

Matemática BExame Nacional 201411.º anoFunções reais de variável realAssíntotasInterpretação de modelos matemáticosAnálise de gráficosCálculo de vendas
Informações do Exame

Ano Escolar: 11º Ano

Disciplina: Matemática B (735)

Ano: 2014

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 2.2

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Pergunta (2.2)
O lançamento do telemóvel MR no mercado português realizou-se no ano de 2012.
Seja t a variável que representa o tempo, em meses, decorrido desde as zero horas do dia 1 de janeiro de 2013.
Admita que G(t) é o número aproximado, em centenas, de telemóveis MR vendidos em Guimarães, desde o dia do lançamento até ao instante t, com t ≥ 0.
G(0) é o número aproximado, em centenas, de telemóveis MR vendidos em Guimarães, desde o dia do lançamento até às zero horas do dia 1 de janeiro de 2013.
Na Figura 1, está representada parte do gráfico da função G.
Verifica-se que:

• G(0) > 3
• G(4) ≈ 18,59
• a reta de equação y = 30 é assíntota horizontal do gráfico da função G.
Admita que, em Faro, o número aproximado, em centenas, de telemóveis MR vendidos, desde o dia do lançamento até ao instante t, é dado por F(t) = G(t) − 3.
A partir deste modelo, fizeram-se as seguintes afirmações.
I.
Desde o dia do lançamento até às zero horas do dia 1 de janeiro de 2013, foram vendidos em Guimarães, no total, mais 300 telemóveis MR do que em Faro.
II.
Nos primeiros quatro meses do ano de 2013, foram vendidos em Guimarães cerca de 1859 telemóveis MR.
III.
Com o decorrer do tempo, o número de telemóveis MR vendidos em Faro foi aumentando; porém, esse número nunca atingiu 2800 unidades.
Elabore uma pequena composição, na qual justifique que as afirmações I e III são verdadeiras e que a afirmação II é falsa.
Apresente uma justificação por cada uma das afirmações.
Critério de Classificação
Tópicos de resposta: • justificar a veracidade da afirmação I (reconhecer que F(0) = G(0) -3, ou equivalente); • justificar a falsidade da afirmação II (reconhecer que G(4) - G(0) < 18,59, ou equivalente); • justificar a veracidade da afirmação III (reconhecer que a reta de equação y = 27 é assíntota do gráfico de F, ou equivalente).
NíveisDescritores do nível de desempenhoPontuação
6Na resposta, são apresentados os três tópicos com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada.20
5Na resposta, são apresentados três tópicos com falhas na organização dos conteúdos ou falhas na linguagem científica.17
4Na resposta, são apresentados dois tópicos com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada.14
3Na resposta, são apresentados dois tópicos com falhas na organização dos conteúdos ou falhas na linguagem científica.11
2Na resposta, é apresentado um tópico com linguagem científica adequada.8
1Na resposta, é apresentado um tópico com falhas na linguagem científica.5
Matéria Associada
Funções reais de variável real; Limites e Continuidade; Assíntotas; Interpretação de modelos matemáticos
Resumo Pedagógico
Treino na justificação da veracidade/falsidade de afirmações sobre modelos de vendas, utilizando propriedades de funções (valores iniciais e assíntotas).

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo