Exercício Português 8º Ano: Substituição e Colocação de Pronomes (2017)

Exame Nacional 2017 Português 8º ano. Treina a substituição de complementos por pronomes pessoais (o, a, os, as) e a regra da ênclise em frases.

Português8º anoexame nacional 2017pronomes pessoaiscolocação pronominalênclisepronomes o a os asgramáticasubstituição pronominalcomplemento direto
Informações do Exame

Ano Escolar: 8º Ano

Disciplina: Português (91)

Ano: 2017

Fase: 1.ª Fase

Pergunta nº: 12.2

Exame: Abrir PDF

Critérios de Classificação: Abrir PDF

Áudio:

Pergunta (12.2)
Reescreve as frases seguintes, usando pronomes pessoais que te permitam substituir as expressões sublinhadas.
Faz apenas as alterações necessárias.
Ele cumpriu os procedimentos habituais.
Critério de Classificação
DESCRITOR DE DESEMPENHOCÓDIGO
Reescreve corretamente a frase: (Ele) cumpriu-os.
Nota: os eventuais erros de transcrição na expressão entre parênteses não devem ser considerados.
20
Reescreve a frase, mas omite o hífen.10
Substitui a expressão sublinhada pelo pronome lhes.01
Substitui a expressão sublinhada pelo pronome os, mas não o coloca na ordem correta: *(Ele) os cumpriu.02
Dá outra resposta.00
Resposta em branco.99
Matéria Associada
Gramática; Pronomes Pessoais; Colocação Pronominal; Ênclise
Resumo Pedagógico
Este exercício permite treinar a substituição do complemento direto pelo pronome pessoal adequado (os) e a correta aplicação da regra de colocação pronominal (ênclise).

EXPLICAÇÕES

Inscreve-te
aqui  

Inscreve-te aqui

Inscreve-te nas explicações dos Ginásios Da Vinci e prepara-te para conseguires as melhores notas.













Observações

Se quiser adicionar um comentário, escreva-o no campo abaixo:


Aceito os Termos de Privacidade e consinto ser contactado e receber informação dos Ginásios da Educação Da Vinci. (Ler aqui os Termos de Privacidade)


Ginásios da Educação Da Vinci

Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma rede franchising de serviços de educação dirigidos, não só a jovens, mas também a adultos. Para além de explicações e apoio escolar, a marca oferece uma vasta gama de outros serviços de caracter educativo e pedagógico, dirigido a todas as idades.

     

Contactos - Master

+351 289 108 105
ginasios@davinci.com.pt
www.ginasiosdavinci.com
Master Office: Largo do Carmo nº51, Faro



Contactos - Unidades
Franchising
Recrutamento
Termos de Privacidade

As unidades franchisadas dos Ginásios da Educação Da Vinci são jurídica e financeiramente independentes.
Livro de Reclamações | Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo